Israel afirma que Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi morto em ataque em Beirute
- Economia Essencial
- 28 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2024
Israel anunciou que Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi morto em um ataque aéreo em Beirute, no Líbano, na sexta-feira (27). De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), Nasrallah estava envolvido em atividades terroristas contra Israel e operava a partir de um quartel-general na capital libanesa.
Nasrallah foi uma figura chave na transformação do Hezbollah em uma das forças não estatais mais armadas do Oriente Médio, com influência em países como Iraque, Síria e Iêmen. O Hezbollah é uma força política dominante no Líbano e é considerado uma organização terrorista por vários países ocidentais.
Os ataques israelenses em Beirute, que incluíram a área densamente povoada de Dahiyeh, destruíram edifícios e causaram a morte de pelo menos seis pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde do Líbano. Relatórios de agências de notícias locais e correspondentes internacionais indicam que os bombardeios transformaram a região em ruínas.
Israel afirmou que os alvos dos bombardeios incluíam centros de comando, instalações de produção de armas e depósitos do Hezbollah. O grupo, por sua vez, negou que armas estivessem armazenadas nos edifícios atingidos.
Contexto do Conflito entre Israel e Hezbollah
Nos últimos dias, Israel intensificou ataques aéreos no Líbano, especialmente após o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023. O Hezbollah, aliado do Hamas, começou a trocar ataques com Israel, ampliando o conflito. Milhares de civis tanto no Líbano quanto no norte de Israel foram forçados a deixar suas casas em busca de segurança. A possibilidade de uma incursão terrestre de Israel no Líbano não foi descartada.
Fonte: CNN Brasil
Comentários